12 de mai. de 2010

Sobre a seleção de Dunga

Vou de encontro à maior parte da mídia em boa parte do que vou dizer agora. Também vou de encontro ao que disse sobre Dunga anteriormente, aqui no Blog mesmo. Mas achei que o técnico da seleção brasileira foi quase perfeito em sua convocação. Segue a lista, comentada:

Goleiros:
Júlio Cesar - escolha óbvia
Gomes - merecido, goleiro experiente e seguro
Doni - escolha controversa, reserva do também brasileiro Júlio Sérgio na Roma, desde que contrariou as ordens do técnico do clube para defender a amarelinha. Não era o mais indicado pra vaga, mas foi leal à seleção, mesmo isso tendo lhe custado a titularidade no clube. Escolha difícil.

Laterais:
Maicon e Daniel Alves - escolhas óbvias, difícil é deixar um deles na reserva
Michel Bastos - habilidoso, mas sem poder de marcação
Gilberto - bom jogador, mas não no nível da seleção.

Os dois laterais esquerdos já haviam treinado com o selecionador antes. As melhores opções seriam Fábio Aurélio e Maxwell, mas ambos estão contundidos. André Santos e Marcelo seriam as outras opções, mas eles marcam mal demais e não atacam com tanta habilidade quanto Michel Bastos.

Zagueiros:
Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva - boas escolhas. Alex, do Chelsea é o suplente.

Volantes:
Gilberto Silva - escolha evidente que apenas mostra como o Brasil não vai bem de volantes de marcação.
Felipe Melo - fez uma temporada ruim na Itália, a outra opção seria o irascível e indisciplinado Thiago Motta, que nunca foi convocado, embora merecesse ser testado.
Josué - é, o Brasil realmente está sem volantes de marcação. Em seu lugar, poderiam ser chamado Lucas, um dos poucos que se salvaram da temporada ruim do Liverpool, e Hernanes, que é ótimo jogador, embora não sirva tanto pra marcação.
Kleberson - reserva do Flamengo, a pior escolha de Dunga. Era preferível que chamasse ou um dos já mencionados Lucas e Hernanes ou um meia de qualidade, o garoto Paulo Henrique Ganso, do Santos.

Meias:
Kaká, Ramires e Elano - escolhas merecidas.
Júlio Baptista - reserva da Roma, muito se especulou sobre levar Ronaldinho Gaúcho ou Ganso em seu lugar. Levar o antigo R10, atual R80 teria sido ridículo: embora muitos digam que fez uma boa temporada, nas últimas quinze rodadas do campeonato italiano apenas se destacou contra Bari(11º), Udinese(12º), Atalanta(18º) e Siena(19º). Ganso merecia ser convocado, mas não no lugar de Júlio Baptista. O craque da Vila nunca jogou com o treinador, enquanto o jogador da Roma é importantíssimo para a seleção desde a Copa América de 2007.

Atancantes:
Luís Fabiano, Robinho e Nilmar - as melhores escolhas possíveis, embora eu não seja fã da falta de objetividade de Robinho
Grafite - demorou a ser convocado. Uma melhor escolha que o fora-de-forma (tanto física quanto psicológica) Adriano. Também falaram sobre o Ronaldinho Gaúcho para esta vaga, mas já mencionei o porquê de não levá-lo acima. Neymar tem um futuro brilhante, mas seria o terceiro jogador de velocidade no ataque; em caso de contusão de Luís Fabiano, isso seria um problema. Também ventilaram o nome de Fred, disseram que este tinha mais qualidade que Grafite. Eu discordo, até o próprio Parreira discordou, ao convocar Grafite (que na época estava de saída do São Paulo) no lugar do jogador do Fluminense (que então atuava pelo Lyon), nas eliminatórias de 2006. o atual jogador do Wolfsburg acabou perdendo a vaga após uma séria contusão.


E você, o que achou?

Um comentário:

  1. O Brasil tem bons homens de zaga e um puta goleiro titular, não tinha com ele errar nessa situação. Ele errou feio levando o Doni, a meu ver, mas se você for analisar friamente, terceiro goleiro jogando só em caso de catástrofe.

    Temos bons laterais direitos mas não temos nenhum esquerdo, Michel Bastos é mais meia, até ponta, do que lateral, porém com tantos volantes creio que o poder de marcação dele não se fará tão necessário. Eu levaria Marcelo ao invés do Gilberto.

    Josué é definitivamente pior que Hernanes e Lucas. Eu sou rubro-negro e não escalaria o Kléberson no time titular do Flamengo, quiça levar ele pra uma copa do mundo...

    E levaria o Ganso e o Ronaldinho. Não concordei com o Grafite mas achei que pelo comportamento o Adriano realmente não mereceria ser convocado.

    ResponderExcluir