26 de mai. de 2010

Coisas que eu odeio (1) - Rick Bonadio

Rick Bonadio. Digo mesmo. Não gosto. Na verdade, odeio e só não o condenaria para o inferno porque ele foi o produtor dos Mamonas Assassinas. Ah, dane-se, depois do que eu ouvi ele falar hoje, ele merece apodrecer no inferno mesmo. E olha que eu nem acredito em inferno.

Segundo ele, banda que não faz sucesso é ruim. Ou seja, se um artista faz sucesso no Chile e não faz em Gana, a qualidade dele é relativa; ele é um bom músico no Chile, mas não sabe mais nada quando põe seus pés em Gana. Em outras palavras, essa anta afirma que não existe a questão do encaixe e da aceitação cultural, tampouco a indústria da propaganda. Modas e tendências também são apenas fruto da imaginação popular de gente que não entende nada de música.

Ao mesmo tempo, ele diz que download gratuito serve apenas para música ruim, pois música boa vende. Ou seja, se um artista quer aumentar seu público por não contar com a divulgação desejada na mídia (seja por não acompanhar a tendência do mercado, seja por não ter dado o rabo, digo, ter contatos com os poderosos do ramo) ou simplesmente é contrário à forma capitalista de apreciar arte e deseja que quem não possa pagar por seu produto também possa ouvi-lo, esse artista, na verdade é um merda que só faz trabalho de merda

E agora, a cereja do bolo. Para Bonadio, Velvet Underground e Leonard Cohen não são ícones da música porque não fizeram tanto sucesso. Isso vindo do produtor de bandas (argh!) como CPM 22, NX Zero, Fresno, Gloria, Fake Number e Hardnejo Sertacore. Pois é. O que se segue é extremamente importante: em absolutamente qualquer lugar fora do Brasil, a proporção de fãs de Leonard Cohen e/ou Velvet Underground, te garanto, é a absurdamente maior do que de todas as bandas produzidas pelo Bonadio JUNTAS!!!

Isso sem contar que Velvet Underground inspirou "apenas", entre outros, David Bowie e Nirvana. Já a música Hallelujah, de Leonard Cohen está entre as mais regravadas e mais vendidas da história. Daqui a quinze anos, ninguém se lembrará, à exceção dos Mamonas Assassinas, de NENHUMA música de NENHUMA das bandas produzidas até hoje por Bonadio. Lembrando que Hallelujah já tem 26 anos.

Pois é, Bonadio versus a História.

Fonte: http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/musica/2010/05/26/249684-rick-bonadio-download-gratuito-e-para-musica-porcaria


Lembrete a todos: a qualidade de um objeto de arte não está e nem pode estar diretamente relacionada à quantidade de dinheiro que ele produz, nem à quantidade de pessoas que o aprecia.

Um comentário:

  1. Cara, eu também sempre achei ele um merda, que pega artistas medíocres e vende eles pra adolescentes de classe média que esquecem o que ouvem em 2 ou 3 anos.

    Aliás, eu ironizei ele no twitter e ele respondeu até...

    ResponderExcluir