26 de mar. de 2010

Projetos do Barcelona para a próxima temporada

Muito se tem falado nos últimos meses em negociações de jogadores no mercado europeu. É como se a janela de transferências estivesse começasse antes mesmo de estar aberta.

O que se segue não é uma previsão do que acontecerá, nem ao menos está relacionado aos planos do clube catalão. Dito isso, vou começar o que deveria ser o projeto do FCBarcelona para a próxima temporada.


SAÍDAS

Rafael Marquez. O primeiro passo da janela de transferências é se livrar de Rafa Márquez, a não ser que ele subitamente melhore muito agora, quando se chega à fase decisiva da temporada. Suas falhas grotescas em seus poucos jogos de atuação indicam isso.

Thierry Henry. Mesmo que melhore muito, o francês só não deveria sair se fosse decisivo contra o Madrid ou numa possível final da Champion's. Seu baixo rendimento esse ano, aliado à sua idade avançada devem levá-lo para longe da Catalunha, após três temporadas

Aliaksandr Hleb. Tê-lo contratado já foi suficientemente estranho. Mas, caso ele retorne ao Camp Nou e não se vá, espero que eu esteja enganado.

José Manuel Pinto. O goleiro deverá sair logo. Não é ruim, mas o campeão europeu precisa de um reserva melhor, de preferência um garoto em ascensão.

Seydou Keita. Aos 30 anos, é bom jogador, mas não tem muito como melhorar nem muita chance de se tornar titular. Seria uma boa moeda de troca, especialmente porque o Arsenal poderia fazer bom uso dele.


ENTRADAS

Francèsc Fàbregas. Esse é o sonho dos catalães. Sua chegada é esperada por muitos. Sem dúvida não sairia barato, mas ele merece. Daqui a algum tempo, poderá substituir Xavi como o cérebro da equipe, seria bom contratá-lo antes da necessidade. Sua chegada precisaria, entretanto, de uma reestruturação no esquema tático do time.

Marek Hamsik. O eslovaco é ótimo jogador e poderia ser um excelente intermediário entre reserva e titular. É interessante lembrar sua pouca idade: fará 23 em julho.

Romelu Lukaku. Pode parecer piada,mas seria interessante levá-lo às categorias de base do Barça no próximo ano. Ele só deveria entrar no time principal, entretanto, na temporada 2011-2012. Comprá-lo agora garantiria um preço baixo e, no mínimo, lucro na venda.

Edin Dzeko. O jogador do Wolfsburg é ótimo centro-avante e o Barça deveria levá-lo antes que algum rival o consiga, como aconteceu recentemente com o russo Andrey Arshavin. Poderia tanto atuar ao lado de Ibrahimovic quanto substitui-lo, apesar de ser mais indicado como sucessor. Não chegaria pra ser titular, mas seria um reserva de peso. Dependendo dos gastos para tê-lo, pode valer a pena.

Paulo Henrique Ganso. Interessante, provavelmente caberia ao estilo de jogo sem muito esforço. Se contratado logo, custará relativamente muito por ser um reserva, mas pode acabar sendo pouco, a longo prazo, caso continue em crescimento o seu desempenho.


OUTRAS SITUAÇÕES

Frank Ribéry. O francês vem estimulando a imprensa dando declarações polêmicas sobre seu futuro. Até agora, as possibilidades mais fortes para ele são o Barça e o Madrid, os dois grandes arqui-rivais na Espanha. Seus compatriotas o confundem: Henry o quer no Barça, e Zidane o aconselha ao Real. Arjen Robben também lhe recomenda que vá ao Barça, apesar de ter sido jogador do clube da capital antes de ir à Alemanha. Na minha opinião, Ribéry deveria continuar no Bayern, mas, se sair, que não vá para a Catalunha. Sairia caro demais pelo futebol que apresenta. Além disso, já há franceses o suficiente na equipe.

Gareth Bale e Filipe Luís. O galês é um bom lateral esquerdo. Com apenas 20 anos, vem ganhando posição entre os titulares no Tottenham. Já o brasileiro de 24 anos é melhor no ataque, mas não tão bom na defesa e poderia sair caro demais.

Martín Cáceres e Henrique. Esses dois estão praticamente na mesma situação: poderão voltar de empréstimo ao final da temporada e seria bom que pelo menos um dos dois estivesse jogando bem o suficiente para ficar. Henrique tem a vantagem de ter marcado contra o Espanyol, mas Cáceres poderia atuar como um "right back", ou seja, substituto defensivo para o Dani Alves.

Marc Muniesa, Andreu Fontàs, Gai Assulin, Jonathan dos Santos, Alberto Botía e Thiago Alcántara. Talentos a serem protegidos. Entre Fontàs, Muniesa e Botìa, pelo menos um deveser levado em definitivo para o time titular, caso Henrique eCáceres acabem sendo vendidos.

Keirrison. Caso não chegue nenhum atacante ao Camp Nou e/ou Keirrison desempenhe um bom papel pela Fiorentina, ele deverá (ou deveria) entrar para a equipe reserva. Eu posso estar enganado quanto a isso, pois talvez o contrato de empréstimo seja por um ano e meio.

Robinho. Pelo amor de Deus e Hans Gamper, NÃO!


Por enquanto é isso, adicionarei mais caso lembre.


Desconectando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário