1 de ago. de 2010

Playlist - Agosto (e Setembro) de 2010

Hinos do rock. Simples assim. Esse é o tema desse mês e do bimestre. Sim, porque a lista saiu mais comprida do que eu tinha originalmente pensado, então, nada mais justo do que ela ser a lista do bimestre.


A maior parte dessas músicas é facilmente reconhecida após 3 segundos (às vezes até menos) por quase qualquer fã do rock. São as intocáveis, as sagradas, aquelas canções com as quais todos os compositores sonham. Se você tem mais de 18 anos e não as conhece, trate de as conhecer para falar comigo. Houve algumas escolhas possivelmente controversas, depois de apresentar a lista falarei brevemente sobre elas. Algumas bandas importantíssimas para a história do Rock'n'Roll foram excluídas da lista e também se falará sobre isso mais adiante. Agora, vamos à lista

Playlist - Agosto (e Setembro) de 2010
1- Little Richard - Tutti Frutti (1955)
2- Carl Perkins - Blue Suede Shoes (1955)
3- Elvis Presley - Hound Dog (1956)
4- Chuck Berry - Johnny B. Goode (1958)
5- The Rolling Stones - (I Can't Get no) Satisfaction (1965)
6- The Beatles - All You Need is Love (1967)
7- The Who - Baba O'Riley (1971)
8- Black Sabbath - Iron Man (1971)
9- Deep Purple - Smoke on the Water (1972)
10- Lynyrd Skynyrd - Sweet Home Alabama (1973)
11- Queen - Bohemian Rhapsody (1975)
12- Aerosmith - Walk This Way (1975)
13- Kiss - Rock and Roll All Nite (1975)
14- Sex Pistols - Anarchy in the UK (1976)
15- Ramones - Blitzkrieg Bop (1976)
16- Kansas - Carry On Wayward Son (1976)
17- Pink Floyd - Another Brick in the Wall - PartII (1979)
18- AC/DC - Highway to Hell (1979)
19- Motörhead - Ace of Spades (1980)
20- Journey - Don't Stop Believin' (1981)
21- The Clash - Should I Stay or Should I Go? (1982)
22- U2 - Sunday Bloody Sunday (1983)
23- Twisted Sister - We're Not Gonna Take It (1984)
24- Bon Jovi - You Give Love a Bad Name (1986)
25- Guns'n'Roses - Sweet Child O'Mine (1988)
26- Nirvana - Smells Like Teen Spirit (1991)
27- Rage Against the Machine - Killing in the name (1992)
28- Iron Maiden - Fear of the Dark (1993)
29- Smash Mouth - All Star (1999)
30- Red Hot Chilli Peppers - Californication(2000)
31- System of a Down - Chop Suey (2001)
32- The Strokes - Last Nite (2001)
33- Audioslave - Cochise (2002)
34- Queens of the Stone Age - No one Knows (2002)
35- White Stripes - Seven Nation Army
36- Nickelback - Rockstar (2006)

A primeira indagação que deve ter surgido: onde estão Stairway to Heaven e Led Zeppelin? Uma música fantástica de uma banda fantástica, mas que, talvez por sua complexidade, não consta como "hino", embora não deixe de ser um clássico. Um hino precisa ter o fator "X" que, infelizmente, não vejo nela.

Jimmy Hendrix e Eric Clapton que, ao menos para mim, são os dois melhores guitarristas da história não entraram na lista. Simplesmente porque sua qualidade está no conjunto e consistência do trabalho todo. Infelizmente, entretanto, não produziram uma música que tenha aquele poder inebriante sobre a platéia que as outras têm.

Smiths, The Cure, Cult, Bauhaus, Bucket Head, Rush, Metallica, The Doors, Frank Zappa, Pearl Jam, Oasis, Offspring, Blink 182, Antharx, Muse, ZZ Top, enfim muitas bandas importantes que ficaram de fora por não ter um hino, embora tenham muitas músicas famosas. Heart e Joan Jett são simplesmente supervalorizados.

Why Don't You Get a Job até merecia entrar, mas é muito plágio de uma música dos Beatles e achei melhor que ficasse de fora mesmo.

Hey Jude ou All You Need is Love? Simpathy for the Devil ou (I Can't Get No) Satisfaction? Free Bird ou Sweet Home Alabama? Baba O'Riley ou My Generation? I Wanna Rock ou We're Not Gonna Take It? Like a Stone ou Cochise, Sweet Child O'Mine ou Welcome to the Jungle, Sunday Bloody Sunday ou With or Without You, Iron Man, Paranoid ou War Pigs; Blitzkrieg Bop ou I Wanna be Sedated? As escolhas não foram fáceis. E não tenho muito como justificá-las. Escolhi aquelas cuja sonoridade parecia mais com um hino ou, em caso de empate, a que mais me agradasse.

Por fim, algumas escolhas podem parecer um pouco estranhas, como Chop Suey, All Star e Cochise. Mas são minhas escolhas pessoais, falar em imparcialidade seria uma hipocrisia.

O que você achou? Qual você adicionaria e qual você retiraria?

6 comentários:

  1. Jura que você acha que Stairway to Heaven não tem potencial pra hino? Qualquer guitarrista iniciante sabe tocar o início dela, e todo mundo reconhece o solo dela facilmente. Quanto a Rush, tem YYZ que no Rio nego cantou a melodia apesar de ser instrumental. Oasis, tem Wonderwall que é o ápice do singalong. Colocaria Break on Through e Jeremy, do The Doors e Pearl Jam, respectivamente. E ainda I Bet you Look Good on the Dancefloor do Arctic Monkeys. E do Jimi eu colocaria a versão dele do hino americano.

    ResponderExcluir
  2. Direito de resposta:
    1) já ouvi Stairway to Heaven milhares de vezes, mas, ainda assim, não consigo identificá-la. Por isso tenho dificuldade em considerá-la um hino propriamente dito.
    2) YYZ é foda, mas eu decidi que não deixaria instrumentais na lista.
    3) Wonderwall é hino do Oasis, mas não do rock.
    4) Break on Through eu confesso não conhecer.
    5) Jeremy é a melhor música do Pearl Jam disparado. Mas sua melodia e seu fraseado difíceis me impediram de pô-la na lista.
    6) Eu gosto dos Artic Monkeys mas implico profundamente com essa música.
    7) Eu não conheço essa versão do Jimi.
    8) Creep é uma ótima música, mas também tenho dificuldade em considerá-la um hino do rock, propriamente dito.

    Ah, essas são apenas as minhas opiniões, não pretendo que sejam universais ou objetivas ou algo assim. Os critérios para escolher essas músicas em específico são altamente subjetivos. Divergências são bem-vindas, o espaço aqui é razoavelmente democrático e livre.

    Valeu por comentar.

    ResponderExcluir
  3. Não concordei com todas não, mas ainda sim, boa escolha de músicas... E eu colocaria Jeremy do Pearl Jam sim, independendte do fraseado... oO

    Tá certo que metade da minha lista seria de músicas do Aerosmith (sim, walk this way não é só um hino, mas O hino da banda), mas mesmo assim pra mim não há melhor do que CRAZY!

    Se fosse pra colocar Artic Monkeys ao invés de I Bet that you Look Good on the Dancefloor eu colocaria Flourescent Adolescent, pra mim uma das melhores deles...

    Ramones: I wanna be sadated FATO!

    Pra mim faltou Metallica: Sandman

    Mas num todo tá maneiro, tirou nota acima da média, rapaz! rsrsrs ;]

    ResponderExcluir
  4. Direito de resposta (2):
    1- A lista não era das melhores músicas, mas dos hinos do rock;
    2- A única que, pra mim, tinha atmosfera de hino dos Artic Monkeys era Brianstorm, que não fez tanto sucesso quanto as canções que vocês mencionaram e o sucesso faz parte da formação de um hino;
    3- Não conheço Sandman, mas se fosse pôr uma do Metallica, seria One

    Obrigado por comentar :)

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo que I bet não seja uma das melhores do Arctic Monkeys (diria 505, Do Me A Favour ou A Certain Romance) mas o que ela significou foi grande, a questão de terem feito sucesso na internet antes de assinarem com alguma gravadora.

    ResponderExcluir