9 de dez. de 2009

Da natureza humana

Ontem, mais uma vez em uma mesa de bar, surgiu a frequente discussão: como é a natureza humana?

Essa é uma questão presente quando se conversa sobre política. Pretendo, em breve, escrever um artigo curto sobre isso, mas posso adiantar uma coisa: essa questão torna-se irrelevante quando se assumem pontos de vista morais. A moral é algo humano, social. Logo, qualquer discussão moral acerca de algo "natural" fica baseada não em Filosofia, mas em fundamentos valorativos, ou seja, na atribuição de valor aos atos (sociais) humanos.

Talvez eu pense assim por ser, como os italianos diriam, um "menefreghista". Não que eu não me importe com política. Mas meu jeito de me importar com ela é sem dúvida muito distinto do jeito da maior parte das pessoas que conheço.

Desconectando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário