18 de out. de 2008

Um pouco de futebol e mais

Às vezes, gosto de fazer comparações de coisas da minha vida com coisas que acontecem num campo de futebol (óbvio que durante uma partida) ou então com uma partida específica. Parece sempre haver uma boa metáfora futebolística para as coisas da vida. O problema é que todo mundo acha que entende de futebol (e não entendemos todos um pouco?)...

Nesse sábado, vi a partida entre Werder Bremen e Borussia Dortmund pela oitava rodada da Bundesliga. O Werder Bremen, time que me prende a atenção, por assim dizer, na Alemanha, fez um primeiro tempo atípico pelo estilo defensivo, ainda mais jogando dentro de casa. Foi uma verdadeira sonolência. O Borussia Dortmund também. Os dois times agiam como se um empate fosse bom, apesar de ser realmente péssimo para ambas as equipes.

No começo do segundo tempo, elas perceberam isso. Foi percebido que era necessário se pôr vulnerável para chegar à vitória. O Werder Bremen resolveu ir para o ataque, mas acabou tomando um gol. O técnico fez duas alterações. Com isso, o Werder Bremen conseguiu empatar a partida.

O Borussia Dortmund, após sofrer o primeiro gol, conseguiu pôr a bola no chão e avançar, mas foi num contra-ataque que voltou à frente no placar. O Werder Bremen pareceu abalado. Entretanto, conseguiu voltar a tempo para a partida, e virou o jogo no finalzinho.

Mas a vulnerabilidade gerada pela postura ofensiva fez com que os papagaios sofressem o gol de empate no último segundo de jogo. O jogo acabou, assim, 3x3, o que é substancialmente melhor que um 0x0.

Para bom entendedor, isso basta. Se você não entendeu, não se desespere. Se quiser mesmo entender, dirija-me a palavra.


Desconectando.

Um comentário:

  1. Belo post!

    Demonstra inteligência, bem parecida com a que vc demonstra na vida real. Que coincidência, né??
    Nenhuma!

    Bem, é verdade... veja a torcida nesse jogo... balançou 6 vezes!!
    cada torcida se manifestou 6 vezes: 3 com alegria do gol, outras 3 revolta de ter tomado uma gol e mais com vontade ainda de ver seu time marcar mais um gol.

    Perfeito!!
    Como um gol mexe com a gente, não?
    Bem, no meu caso.... esses acontecimentos fazem a gente agir!

    Dominar a bola no meio campo e sair correndo pro ataque...
    Que bom que não no futebol, mas " do outro lado da metáfora", um contra-ataque também é bem gostoso de receber.

    hahahahahah

    Parabéns rapaz!
    Belo post

    abs

    ResponderExcluir