8 de jan. de 2011

Melhor do ano

Estamos a menos de 48 horas da anunciação do maior prêmio individual de futebol do planeta: a Bola de Ouro FIFA (prêmio unificado com o da revista francesa France Football) para o melhor jogador do ano. Pela primeira vez desde 2006, temos dúvidas sobre quem deve ser eleito.

Os três melhores anunciados foram uma relativa surpresa: Messi, Xavi e Iniesta.

Para o desapontamento quase geral, Sneijder, campeão da Champion's League (além da Serie A do Calcio e da Coppa di Italia - e também do Mundial Interclubes, embora sem ter atuado muito) pelo Internazionale e vice da Copa do Mundo com a seleção da Holanda, acabou ficando de fora.

É absurdo. Apesar do holandês ter feito um segundo semestre apagado devido às contusões, o primeiro semestre, com UCL e Copa do Mundo conta muito mais. É o momento decisivo do ano. Sneijder merecia estar entre os três melhores. Eu o colocaria em segundo. Mas... então quem tirar do pódio?

Messi

O craque argentino não conseguiu render o esperado na Copa do Mundo. Começou-a bem e acabou-a mal. Sim, era difícil ir bem naquele time. Ele depende de bons passadores no meio de campo e de um lateral direito competente, coisa que não havia no time. Messi é um craque, mas precisa de companheiros. Em compensação, a Copa são 7 jogos, mas houve bem mais que isso no ano. Não se pode dizer que o messias desapontou na UCL - a arbitragem dos dois jogos contra o Inter nas semi foi bastante suspeita. No Campeonato Espanhol, tanto no primeiro semestre quanto no segundo, Messi foi sensacional. Continua sendo o melhor do mundo, mas não foi o melhor do ano. Eu o colocaria em terceiro, atrás de Sneijder.

Xavi

Dos quatro listados, é o que tem o menor poder de decidir uma partida, de virar uma situação perdida. Mas ele é o Maestro. É o cérebro tanto do Barça quanto da Seleção Espanhola. Há partidas em que ele tem mais passes certos que todo o time adversário junto. É um jogador único. Se ele vai mal, o time todo vai mal. Mas quase nunca isso acontece. O catalão fez uma Copa quase perfeita. Se não fosse pela má forma física de Fernando Torres (que era quem recebia os passes de Xavi e deveria pôr as bolas no gol), Xavi teria ido ainda melhor, talvez com um recorde de assistências. Na goleada de 5x0 contra o Real Madrid em Novembro passado, foi absoluto. Para mim, foi o melhor do ano.

Iniesta


Foi decisivo nas últimas três partidas da Fúria na Copa, ligeiramente melhor que Xavi. Está voando nos gramados hoje, embora um pouquinho menos que Messi e que Xavi, mas bastante superior a Sneijder. Só que passou boa parte do primeiro semestre contundido, não podendo atuar com a regularidade que merecia. Por pouco, apenas por muito pouco, ele ficaria de fora do pódio na minha votação. Mas deixo claro que também o vejo como um jogador fora de série.

Meu pódio seria:
1- Xavi (melhor do ano, contando os dois semestres e a Copa do Mundo)
2- Sneijder (melhor jogador do primeiro semestre)
3- Messi (melhor jogador do mundo em sua geração, mas não o melhor do ano)

Completando a lista dos 10 melhores:
4- Iniesta
5- Schweinsteiger (fundamental para o Bayern vice da Europa e para a Alemanha terceira mundial)
6- Piqué (melhor zagueiro do mundo nos últimos dois anos)
7- Villa (um dos artilheiros da Copa, ótimo pelo Valencia e pelo Barcelona)
8- Drogba (voltou a ser destruidor pelo Chelsea)
9- Bale (o galês foi arrasador o ano todo, mas não foi à Copa)
10- Casillas (melhor goleiro do ano, por causa da atuação mediana de Julio César na Copa e sua contusão no segundo semestre).

Vão me questionar sobre Robben. Eu digo: é uma versão holandesa do Robinho, mais cai que joga.
Vão me questionar sobre Arsenal. Eu digo: time tem excelentes jogadores, mas que ficam mais na enfermaria que no campo.
Vão me questionar sobre Inter. Eu digo: quem foi bem no primeiro semestre machucou-se demais no segundo. À exceção de Eto'o, que não fez tanto quanto outros.
Vão me questionar sobre Ganso. Machucado, nem Brasileiro jogou.
Vão me questionar sobre Neymar. Outro que mais cai do que joga.
Vão me questionar sobre Forlán. Eleito melhor da Copa, tem ido mal pelo Atlético de Madrid.
Vão me questionar sobre Cristiano Ronaldo. Grande contra os pequenos, pequeno contra os grandes.
Vão me questionar sobre mil outros. Eu digo: tá de sacanagem, né?

Atualização (11/01)
Messi levou o prêmio, Iniesta ficou em segundo e Xavi em terceiro. Uma injustiça pequena, ainda creio que Xavi deveria te ganho. Agora, pergunte quantos dos que votaram no prêmio efetivamente acompanharam o Barcelona (e a Seleção Espanhola) durante o ano todo e com certa regularidade. Duvido que chegue a 50%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário