8 de nov. de 2010

O Futebol no Século XIV

Como eu tenho certeza que vocês já sabem, o futebol é um esporte muito antigo. Muito antigo pra caralho. Cliquem na imagem para visualizar no tamanho original.

Epic Owned do Gregório XI. Porra, Genoa, apenas 9 campeonatos nacionais em mais de meio milênio? Timinho incompetente!

E você aí achando que o semternada, digo, centenário do Corinthians era grande coisa. É um time novinho perto dos clubes do velho continente.

Aliás, também datam do século XIV os dois campeonatos do time de Nottingham, o Nottingham Forest, graças aos grandes jogadores Robin Hood (que depois inspirou o apelido do Robinho), Frei Tuck e João Pequeno. É amigo, Pelé e Maradona são para os fracos.

Pela imagem acima, com dois craques do século XIV entrando em campo pelo campeonato continental, podemos perceber como o esporte era mais violento naqueles tempos. (O jogo foi a semi-final do torneio entre o Schalke 04, da Renânia do Norte, e o Werder Bremen, do Estado Livre Hanseático de Bremen).


Briga de torcidas entre fãs do Sheffield United, de Yorkshire, e os Blackburn Rovers, de Lancastershire. Um século depois, essas brigas alcançaram o auge, levando à Guerra das Duas Rosas. Até hoje o clássico entre os dois times gera conflitos nas torcidas.


Time francês comemorando a vitória sobre seus rivais ingleses na Partida (ou Guerra) dos Cem Anos. Mais uma vez, muitas armaduras e lanças, da época em que futebol era um esporte muito mais violento. E hoje o Neymar cai por qualquer besteira dentro da área. Queria ver se fosse nessa época.

Um comentário:

  1. Lembro disso nas aulas de história...

    Camiseta poliamida é para os fracos! :P
    Manda essa pra desciclopédia!

    ResponderExcluir