E se as Copas do Mundo fossem ganhas pelos times efetivamente melhores, e não pelos que foram melhor durante o curto período da competição? Pensando nisso, resolvi criar uma história da Copa Moral. Segue a lista.
1926 - Final: Uruguai x Argentina. Campeão: Uruguai. Essa copa precisava existir apenas para que o Uruguai, que teve a melhor equipe de futebol no mundo durante toda a década de 1920, pudesse ganhá-la.
1930 - Final: Uruguai x Argentina. Campeã: Argentina. Sim, nossos maiores rivais tinham mais time que o Uruguai na Copa de 1930.
1934 - Final: Itália x Uruguai. Campeã: Itália. Sim, o Uruguai não disputou a Copa. Mas se tivesse disputado, teria o segundo melhor time.
1938 - Final: Itália x Hungria. Campeã: Itália.
1950 - Final: Brasil x Uruguai. Campeão: Uruguai.
1954 - Final: Alemanha x Hungria. Campeã: Hungria. Sim, A Hungria merecia um título. Aquela equipe tinha um dos melhores jogadores da história: Ferenc Puskas.
1958 - Final: Brasil x França. Campeão: Brasil. Essa deveria ter sido a primeira final entre Brasil e França, mas a França acabou sendo eliminada pelo mesmo Brasil, na semi-final da competição.
1962 - Final: Brasil x Tchecoslováquia. Campeão: Brasil. Mas Garrincha, expulso no jogo das semi, contra os donos da casa (o Chile) não disputaria a final, que acabaria mais equilibrada no placar.
1966 - Final: Inglaterra x Alemanha. Campeão: Inglaterra. Mesmo com a ajuda do juíz e como fator casa.
1970 - Final: Brasil x Alemanha. Campeão: Brasil. Esse teria sido um dos melhores jogos da história das copas, provavelmente o melhor, se o kaiser Franz Beckenbauer não tivesse tido seu ombro deslocado no jogo contra a Itália, durante as semi-finais. A Alemanha tinha o segundo melhor time da copa. O jogo contra o Brasil, seria duríssimo.
1974 - Final: Alemanha x Holanda. Campeões: Alemanha E Holanda. Essa foi uma das maiores finais da história, embora o jogo não tenha sido um dos melhores. E eu duvido que a Holanda não teria ganho se a Copa tivesse sido disputada em seu território. Em campo neutro, é impossível saber: Gerd Müller, Franz Beckenbauer e Paul Breitner ou Johann Cruijff, Rob Rensenbrink e Johan Neeskens? Impossível dizer. Essa é a única copa em que dois times foram campeões morais. Para os defensores da Holanda, lembro que a Alemanha havia sido campeã da Eurocopa dois anos antes. Para os defensores da Alemanha, lembro que esta jogava em casa, o que facilita.
1978 - Final: Argentina x Holanda. Campeã: Holanda. A Argentina só ganhou com muita ajuda da arbitragem e só chegou à final por causa da ajuda dos peruanos. Em resumo, ela não teria ganho se não a tivesse disputado em casa. Brasil em terceiro.
1982 - Final: Itália x França. Campeã: Itália. Serei vaiado por isso, mas o desacreditado time da Itália realmente merecia ganhar aquela Copa. Brasil e França, que apresentaram um futebol fantástico durante a competição, mereciam chegar à final, realmente foi difícil escolher entre os dois times. Boniek também merecia, pena que era polonês, ficaria em quarto. Brasil ficaria com o terceiro lugar.
1986 - Final: Argentina x Alemanha. Campeã: Argentina. A despeito de o gol de Maradona contra a Inglaterra ter sido feito com a mão. Ainda, a Espanha e a Inglaterra teriam merecido chegar às semi. Mas o terceiro lugar seria da Dinamarca. E o quarto da Inglaterra.
1990 - Final: Alemanha x Inglaterra. Campeã: Alemanha. Seria a revanche por 1966. A Argentina de Maradona e Caniggia ficaria em terceiro lugar.
1994 - Final: Romênia x Bulgária. Campeã: Bulgária. O Brasil teria de adiar o tetra. A Bulgária apresentou o futebol que mais entretinha os espectadores. Mas não conseguia os melhores resultados. A Romênia tinha Hagi e outros bons jogadores, por isso ficaria com o vice. O Brasil, assim como a Holanda, merecia chegar apenas às semi, não pela qualidade de seus jogadores, mas pela qualidade do futebol apresentado. Essa teria sido uma das finais mais curiosas de se ver.
1998 - Final: França x Brasil. Campeã: França. Teria sido a revanche por 1958. Argentina em quarto lugar, Croácia em terceiro.
2002 - Final: Brasil x Alemanha. Campeão: Brasil. Espanha em quarto, Turquia em terceiro.
2006 - Final: Alemanha x Portugal. Campeã: Alemanha. Portugal não tinha um grande time, mas Felipão fez com que os lusitanos participassem de alguns dos jogos que mais entreteram. A Alemanha também não tinha um time tão forte assim, mas, mesmo desacreditada, apresentou um futebol dos mais agradáveis.
2010 - Final: Espanha x Argentina. Campeã: Espanha. Se a Espanha não for campeã em 2010, pode desistir da disputa de mundiais, nunca teve e nunca mais terá o time que tem hoje, que é formado pelos melhores jogadores, no conjunto das posições. Messi sozinho merece ganhar um mundial, mas a Espanha, em conjunto, merece mais que a Argentina. Costa do Marfim ficaria em terceiro lugar, Inglaterra em quarto. Na verdade, é uma pena que isso não possa acontecer, devido aos cruzamentos :/
Nenhum comentário:
Postar um comentário